bem, inaugurar essa comu com um chavão:
é um literal teste de culhões andar de bike por aqui (osasco, São Paulo) com o combo de pistas ruins, motoristas cegos e trajetos com 0 planejamento para qqr coisa diferente de carros trafegarem.
geralmente te forçando a fazer conversões perigosas, andar na calçada por pura falta de opção ou jogando os carros pra cima de vc pq simplesmente não tem espaço pra vc e o cidadão que precisa de 3 metros de espaço pra passar com o seu hatch sem arranhar a poeira.
como andar de forma mais defensiva e antever essas furadas antes que virem um pneu furado, ralado ou um risco a vida de fato?
É complicado utilizar as bicicletas nas cidades quando não há infraestrutura. Ainda que não costume deslocar-me muito de bicicleta em estradas com muito trânsito e limites de velocidade mais altos que 50km/h, as dicas que já me deram e tento seguir são:
- Luzes e um bom capacete. Acima de tudo ser visto pelos condutores de carros. Sinceramente não sei bem o que é melhor, se luzes no modo pisca-pisca ou fixas, mas quando estou no modo condutor tendo a achar que quando piscam chamam mais a atenção.
- Se a berma for demasiado estreita, com buracos/degradação/valetas/carros estacionados ocupar o centro da via. Li algures que há um efeito psicológico nos condutores que faz com que tentem ultrapassar quando veem uma bicicleta muito junto da berma, mesmo que o espaço seja demasiado curto. Isto pode dar origem a razias e acidentes. Para além disso há sempre a chance se levar com uma porta de um carro estacionado. Se nenhum destes problemas existir e a berma for larga então costuma ser segura.
Talvez a forma mais segura seja mesmo fazer um bom planeamento das viagens (mesmo que nem sempre seja o caminho mais próximo). Por vezes apps como https://play.google.com/store/search?q=cyclers&c=apps podem ajudar a fazer um planeamento seguro da viagem evitando estradas demasiado perigosas. Do que testei até bate certo com a sensação de segurança que tenho dos caminhos.
Isto pode ser mais ou menos fácil de seguir dependendo do país e da cidade… já ouvi histórias complicadas de colegas de trabalho que vieram do Brasil para Portugal e acharam isto muito mais tranquilo, por isso não consigo dar grande dicas.
Só para finalizar, enquanto condutores, ciclistas e peões devemos sempre ter bom senso e facilitar a vida uns dos outros na estrada :)
Partilho um vídeo do percurso que eu fazia há uns anos quando ia trabalhar de bicicleta: https://www.youtube.com/watch?v=XF2laMVp_lU
Isto é em Braga, e pode-se ver que pouca ou nenhuma infraestrutura ciclável existe, forçando-me a andar em plenas avenidas no meio dos carros a circular por vezes a velocidades bem altas. Vendo em retrospetiva, é de fato preciso alguma tolerância ao risco para se meter no meio dos carros assim… eu hoje se calhar já não o fazia! 😅
Agora já conseguias fazer o mesmo percurso pela ciclovia, só tinhas que andar depois um pouco na estrada já muito perto do centro. Ainda assim, continua a haver várias zonas da cidade a que é muito difícil chegar de bicicleta ou trotinete.
Yep, estes dias se tiver de fazer esse percurso centro-UM de bicicleta, uso sempre a ciclovia. É uma distância ligeiramente maior e ocasionalmente tenho de lidar com malta a passear e a ocupar o espaço todo da via partilhada (ou até a usar a parte ciclável nos troços em que há separação), mas mil vezes preferível do que lidar com os carros.
Andar mais perto do eixo da via não funciona para mim.
Apenas deixa os condutores mais irritados, porque não querem mudar de faixa para ultrapassar.
Desisti e agora ando no passeio… sei que não posso, mas de outra forma não tenho segurança. Uma pessoa quase que é castigada por não ter carro.