bem, inaugurar essa comu com um chavão:

é um literal teste de culhões andar de bike por aqui (osasco, São Paulo) com o combo de pistas ruins, motoristas cegos e trajetos com 0 planejamento para qqr coisa diferente de carros trafegarem.

geralmente te forçando a fazer conversões perigosas, andar na calçada por pura falta de opção ou jogando os carros pra cima de vc pq simplesmente não tem espaço pra vc e o cidadão que precisa de 3 metros de espaço pra passar com o seu hatch sem arranhar a poeira.

como andar de forma mais defensiva e antever essas furadas antes que virem um pneu furado, ralado ou um risco a vida de fato?

  • waldyrious
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    2 years ago

    Partilho um vídeo do percurso que eu fazia há uns anos quando ia trabalhar de bicicleta: https://www.youtube.com/watch?v=XF2laMVp_lU

    Isto é em Braga, e pode-se ver que pouca ou nenhuma infraestrutura ciclável existe, forçando-me a andar em plenas avenidas no meio dos carros a circular por vezes a velocidades bem altas. Vendo em retrospetiva, é de fato preciso alguma tolerância ao risco para se meter no meio dos carros assim… eu hoje se calhar já não o fazia! 😅

    • justgohomealready
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      2
      ·
      2 years ago

      Agora já conseguias fazer o mesmo percurso pela ciclovia, só tinhas que andar depois um pouco na estrada já muito perto do centro. Ainda assim, continua a haver várias zonas da cidade a que é muito difícil chegar de bicicleta ou trotinete.

      • waldyrious
        link
        fedilink
        Português
        arrow-up
        2
        ·
        2 years ago

        Yep, estes dias se tiver de fazer esse percurso centro-UM de bicicleta, uso sempre a ciclovia. É uma distância ligeiramente maior e ocasionalmente tenho de lidar com malta a passear e a ocupar o espaço todo da via partilhada (ou até a usar a parte ciclável nos troços em que há separação), mas mil vezes preferível do que lidar com os carros.