A população jovem em Portugal está em declínio, sendo o Alentejo a região com menos jovens.

Cada vez é mais difícil reter pessoas no interior e os jovens não são exceção. Procuram-se melhores empregos e melhores salários no litoral e nos grandes centros urbanos. No interior ficam os mais velhos e com menos qualificações. Contratar no interior é cada vez mais dificil e os salários também não ajudam, mas cada vez menos os jovens se interessam menos por áreas técnicas. Daqui a pouco não há técnicos intermédios, marceneiros, carpinteiros ou serralheiros.

Se calhar é preciso investir mais nos cursos profissionais e menos no superior.

Se calhar é preciso descentralizar mais as instituições governamentais para revitalizar cidades do interior e apoior à fixação de pessoas.

Se calhar é preciso as Câmaras Municipais agilizarem procedimentos e serem mais permeáveis a interesses particulares, com o intuito de melhor e mais rapidamente captarem investimento quer local quer de fora.

  • NinguémM
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    7 days ago

    Talvez se um tal primeiro ministro não tivesse aconselhado os jovens a ir embora…

    • VilnaOP
      link
      fedilink
      arrow-up
      2
      ·
      6 days ago

      Sem dúvida. Nunca deveriam ter sido convidados a regressar a vida noutro país. Deveriam, sim, se incentivados a ter uma vida digna e boa aqui e a contribuir para o desenvolvido e sucesso de Portugal.

      Mas infelizmente a culpa é de todos os governos dos últimos 20 anos. Portugal continua a ser Lisboa com tudo centralizado. Não se investe no interior. Lembrem-nos do governante que disse que abaixo do Tejo era um deserto