Governo quer criar mais 23 lojas e 250 Espaços do Cidadão, incluindo em hospitais, até 2026. Portal dos fornecedores do Estado deixa de exigir documentos às empresas que já estão na esfera pública.

O Estado português já tem um portal que funciona com esse objectivo – o site eportugal.gov.pt, gerido pelo instituto público Agência para a Modernização Administrativa (AMA) — que já permite direccionar os cidadãos e as empresas para as entidades responsáveis pela resolução dos assuntos procurados pelos utilizadores (como e onde tratar do passaporte, do cartão de cidadão, onde pagar o Imposto Único de Circulação, onde consultar dívidas fiscais, o que fazer para abrir um restaurante ou outro estabelecimento, por exemplo).

Agora, com a criação do canal “Gov.pt”, o Governo pretende que tornar mais acessível a forma como os cidadãos e empresas interagem com o Estado. Os sites de serviços específicos, como o Portal das Finanças, não vão acabar. O que acontecerá, explicou Balseiro Lopes, é que “o cidadão entra no Gov.pt e, sem se aperceber, porque seguimos o mesmo design system [desenvolvimento de sistema], está a ter acesso a um serviço da AT.”

  • Vilna
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    4 months ago

    Vamos ver o que são dali. Começou à uns anos com a senha 001, quem se lembra?

    O eportugal já ajuda mas falta um ponto único de entrada.

    • tmpodOPMA
      link
      fedilink
      arrow-up
      2
      ·
      4 months ago

      Exatamente, é esperar para ver.

      A menção de um design único deixa-me um pouco esperançoso, pode ser que façam alguma coisa realmente boa, desta vez. A falta de coesão entre as várias entidades e plataformas geridas direta ou indiretamente pelo governo é um problema, que se manifesta também no “design”. Não vejo razão nenhuma para que os serviços essenciais ao cidadão não estejam integrados devidamente e que não haja transparência entre eles.

      • Vilna
        link
        fedilink
        arrow-up
        1
        ·
        4 months ago

        O design único é apenas um sonho. Tenho sérias dúvidas. Mas espero estar enganado. Existem várias plataformas, circuitos, tecnologias diversas, entidades com gestão diferentes… Não acredito que vão reformular tudo, iria demorar muito tempo e custar muito dinheiro. No limite vão começar agora a criar uma norma para serviços futuros. Mas é ver o que irá acontecer.

        Na minha opinião vai ser um eportugal, melhorado, apenas como ponto de acesso a vários serviços online já existentes e todos eles diferentes.

        • tmpodOPMA
          link
          fedilink
          arrow-up
          2
          ·
          4 months ago

          Como eles disseram que seria transparente, fiquei com alguma esperança, mas também estou um bocado cético. A AMA já fez coisas bastante boas e coisas bastante reles, nunca se sabe muito bem o que vão fazer a seguir 😅