E como é que se resolve? Eu cultivo o hábito de ser parcimonioso no gasto de dados, herdei dos tempos antes dos “dados ilimitados”. Mas, pelos vistos, não é suficiente!..
Se vais ouvir música, o melhor é descarregar uma vez e ouvir quantas vezes quiseres no teu próprio computador. Os anúncios também poluem porque são dados enviados através da Rede (quantos mais dados, mais servidores e mais poluição) e estimulam o comportamento consumista, então é melhor bloqueá-los.
Sim, ultimamente tenho tentado ganhar o hábito de usar o yt-dlp para descarregar as músicas que ouço. Para vídeos que tipicamente se vêem uma única vez já não faz sentido.
Usar um bom bloqueador de anúncios e scripts é uma pequena contribuição, de certa forma. Ao bloquear o pedido e processamento de recursos remotos, ajuda-se a aliviar a carga nos servidores e nos nossos próprios computadores.
Agora, isto é um bocado como a reciclagem… O grosso do gasto está nos grandes servidores SAS grandes empresas, especialmente na distribuição de vídeo (que é responsável por uma enorme fatia de todo o tráfego), e aí o nosso poder é muito limitado. Medidas de desenvolvimento sustentável por parte das empresas que detém essas instalações terão um impacto muito mais significativo do que o que está ao nosso alcance. Ainda assim, um bloqueador é fundamental, não custa nada, só nos ajuda.
Recomendo vivamente o uBlock Origin.
@tmpod @Ninguem dois estudos a suportar a tua afirmação
“uBlock Origin has the potential to save the average global Internet user more than 100 h annually”
Energy Conservation with Open Source Ad Blockers
https://www.mdpi.com/2227-7080/8/2/18“Online advertising consumed between 20.38 to 282.75 TWh of energy and 11.53 – 159.93 million tons of CO2e was emitted to produce the electricity consumed”
Environmental impact assessment of online advertising
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0195925517303505Irei dar uma vista de olhos, obrigado!