Boas!
As regras e código de conduta são partes fundamentais de qualquer comunidade, portanto há que as formular e redigir de forma clara e abrangente. Para isso, contarei com todas as vossas opiniões acerca do que deve, ou não deve ser permitido, e quais as sanções a aplicar caso as normas não sejam seguidas.
Há que lembrar que o objetivo desta instância é providenciar um espaço no “Lemmyverso” para qualquer pessoa pertencente à comunidade portuguesa (no sentido da língua, não do país) ou que esteja interessado nela. Dada a natureza federada da plataforma, uma conta desta instância pode (e deve)1 ser livremente usada noutras, porém, há que ter em atenção que algumas instâncias poderão ser bloqueadas.
Este espaço procura ser plural e respeitador, sem tolerância para extremismos. A língua preferível é o Português, naturalmente, no entanto, pequenas publicações e comentários noutras línguas serão permitidos.
No fim, qualquer ação importante passará pelas minhas mãos e pelas mãos de futuros administradores nos quais depositarei muita confiança.
Irei atualizando a barra lateral da instância à medida que formos concretizando os diversos pontos necessários.
1 Um problema que se tem visto com quase muitas das plataformas descentralizadas que têm vindo a aparecer é que as pessoas tendem a acumular-se nas instâncias “oficiais” ou principais, o que acaba por aniquilar a premissa de uma plataforma sem jardins fechados e sem um único ponto de autoridade. Ao correr esta instância eu espero contribuir para que tal não aconteça na rede do Lemmy.
Atualização 20/09
A primeira versão das regras está agora publicada na barra lateral da instância.
Deem-me as vossas opiniões! :D
Eu focava-me em regras simples, tipo:
- Respeite todos e seja simpático, nomeadamente:
- Não recorra a humilhações ou linguagem pouco amigável;
- Não recorra a insultos ou ataques pessoais;
- Não promova ou recorra à intolerância;
- Não ao assédio. … Depois pensar mais alguns sobre conteúdos em concreto, pirataria, propaganda politica ou sensacionalista, link para conteúdos nas plataformas de empresas GAFAM, etc…
Concordo com os pontos que deste. Vou ver se hoje começo a redigir isso
Vamos proibir política completamente? Se não, acho que se devia dar uma definição clara do conceito de «propaganda», porque se tomarmos a definição do dicionário, qualquer frase a exprimir uma crença ou ideia política pode ser considerada propaganda.
Certamente contribui para a criação de um espaço mais inclusivo, mas deve-se tomar em consideração o facto de política ser um elemento importante da vida.
Penso que discussão sobre política deve apenas ocorrer numa comunidade para tal. É o tipo de discussão que aproxima muitos mas repele outros tantos e tende a ser difícil de moderar. No contexto actual de um tribalismo a polarização aumenta muito. Não concordo que deva ser proibido deve apenas ser circunscrito a um “canal” que todos entendam que é ali que se discutem essas coisas, quem não quiser, não segue.
Atualizei a publicação 😉
Temos regras!Apenas uma nota acerca desta regra, refazia para: Publicação ou ameaça de publicação de informações privadas (doxxing, mensagens diretas, etc) é estritamente proibido.
Concordo, vou alrerar. Obrigado pela sugestão c:
Na minha opinião,seria bom criares uma comunidade afixado falando sobre as regras gerais
Tbm acho que seria um ganda ideia ter uma comunidade só para outras línguas,por exemplo para aprender outras línguas ou simplesmente para falar apenas,tendo uma comunidade somente em multilanguage estaríamos a valorizar dialetos criulos e outras línguas faladas nos países de língua portuguesa
Também pensei nisso, mas ainda assim quero deixar pelo menos um sumário das regras na barra lateral. Vou criar a !regras para isso.
Edit: relativamente à segunda parte, à qual me esqueci completamente de responder, concordo. Terei que criar uma comunidade (ou comunidades) para essas línguas também faladas em países de língua portuguesa.
Para além disso, devia criar comunidades para os outros países da CPLP e afins.