Este fim de semana resolvi ser “ecológico” e fui de expresso. Não fiquei convencido. Gostava mesmo muito que funcionasse, mas não funciona.

  • Atrasos - As ligações esperam pelos anteriores, isso é bom.
  • Falta de informação nos ecrãs - ecrã a mostrar uma tela do windows ou lá o que era
  • O autocarro a viagem toda a apitar - um erro qualquer?
  • O condutor sempre a telefonar - o tempo todo
  • 1€ para ir ao wc - de cada vez que se vai
  • Mais caro do que a viagem de carro
  • Há poucos horários
  • Fica-se apeado no destino e sujeito ao horário da rodoviária

Avisem-me quando a viagem custar menos de metade do preço da viagem de carro.

Parte positiva:

  • Mais seguro - Er…?!
  • É um descanso não ter de conduzir
  • É mais sociável - embora eu tenda a não falar com ninguém
  • CjkOvPDwQW
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    1 year ago

    O percurso que normalmente faço de Expressos não tenho que parar para ir ao WC, é um percurso curto, cerca de 2 horas, por isso a experiência de pagar 1 euro para ir à casa de banho não tenho. Mas parece-me ser mais um problema dos operadores dessas estações de serviços/terminais do que da Rede Expressos.

    Mas sim concordo em parte com o que dizes.

    Atrasos constantes. No terminal da minha terra não existe nenhuma informação, simplesmente é ficar lá sentado até aparecer o autocarro.

    E o que me choca mais é o preço. Esta viagem Porto -> terra Perto de Vila Real pago 11 e tal por um bilhete normal. O autocarro está sempre cheio, não percebo o preço elevado. Ou seja, cerca de 24 euros ida e volta.

    Fazendo as contas fica mais barato andar de carro sozinho (infelizmente porque para mim é uma filosofia/ideologia os transportes públicos).

    • NinguémOP
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      1 year ago

      Fazendo as contas fica mais barato andar de carro sozinho (infelizmente porque para mim é uma filosofia/ideologia os transportes públicos).

      Pois. Isso é que é trágico! Eu também queria mesmo muito que fosse razoável, mas tornam mesmo muito difícil o argumento.

      Só há verdadeiramente oferta de transporte público quando for baixo o esforço financeiro para qualquer cidadão, abundante (não é um de manhã outro à tarde), alargada (que cubra efetivamente todo o território nacional) fiável, segura e cómoda (embora para a comodidade eu já seja menos exigente - acho que não já não está assim tão mal).

    • Olissipo
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      1 year ago

      O autocarro está sempre cheio, não percebo o preço elevado.

      Se está cheio suponho que não há incentivo para baixar o preço.

      Fazendo as contas fica mais barato andar de carro sozinho (infelizmente porque para mim é uma filosofia/ideologia os transportes públicos).

      Adorava que fosse possível (e económico) percorrer o país todo de comboio, com os autocarros (metros de superfície, etc) apenas para viagens sub-urbanas :\

      • PeregrinoCinzento
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        1 year ago

        Economicamente, acabas-te de provar que nunca poderemos ter nada barato.

        Se poucos usam, tem que ser caro…porque poucos usam…se muitos usam…manter os preços para fazer lucro…ai mas espera…manter preços 😆 esquecime da inflação, guerra da ucrania e taxas de juro…manter preços 😆

        Viva ao dinheiro e a todos os capazes de fazer tudo por ele.

        • Olissipo
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          1 year ago

          Na teoria sou a favor de os privados definirem os preços tão alto como quiserem, desde que regulados por agências públicas e/ou haja oferta pública quando relevante (incluo aqui o transporte de pessoas).

          Obviamente não é o que acontece na prática, daí o post do OP…