Este fim de semana resolvi ser “ecológico” e fui de expresso. Não fiquei convencido. Gostava mesmo muito que funcionasse, mas não funciona.

  • Atrasos - As ligações esperam pelos anteriores, isso é bom.
  • Falta de informação nos ecrãs - ecrã a mostrar uma tela do windows ou lá o que era
  • O autocarro a viagem toda a apitar - um erro qualquer?
  • O condutor sempre a telefonar - o tempo todo
  • 1€ para ir ao wc - de cada vez que se vai
  • Mais caro do que a viagem de carro
  • Há poucos horários
  • Fica-se apeado no destino e sujeito ao horário da rodoviária

Avisem-me quando a viagem custar menos de metade do preço da viagem de carro.

Parte positiva:

  • Mais seguro - Er…?!
  • É um descanso não ter de conduzir
  • É mais sociável - embora eu tenda a não falar com ninguém
  • @Kidplayer_666@lemm.ee
    link
    fedilink
    58 months ago

    Por isso é que tendo a preferir, sempre que possível, andar de comboio. Resolve a parte da casa de banho e é bastante mais confortável, dado que dá para esticar as pernas.

    • NinguémOP
      link
      48 months ago

      Sim, comboio é bem melhor. Concordo.

      Também é ainda mais caro…

    • @pgp
      link
      38 months ago

      Eu não discordo, e já usei várias vezes esse argumento ao longo da vida (no comboio podes sempre levantar e dar uma volta), mas a verdade é que nunca o fiz.

      • NinguémOP
        link
        38 months ago

        Ah! Eu sim. 🙂

        Então antigamente… era daqueles que ia sentado com a porta aberta ou com a porta fechada, mas naqueles lugares à entrada da carruagem com os bancos retráteis.

        Those where the days! 🤗

        • NinguémOP
          link
          18 months ago

          Eu sei o que estás a pensar… Velhos são os trapos. 😤

  • @CjkOvPDwQW
    link
    28 months ago

    O percurso que normalmente faço de Expressos não tenho que parar para ir ao WC, é um percurso curto, cerca de 2 horas, por isso a experiência de pagar 1 euro para ir à casa de banho não tenho. Mas parece-me ser mais um problema dos operadores dessas estações de serviços/terminais do que da Rede Expressos.

    Mas sim concordo em parte com o que dizes.

    Atrasos constantes. No terminal da minha terra não existe nenhuma informação, simplesmente é ficar lá sentado até aparecer o autocarro.

    E o que me choca mais é o preço. Esta viagem Porto -> terra Perto de Vila Real pago 11 e tal por um bilhete normal. O autocarro está sempre cheio, não percebo o preço elevado. Ou seja, cerca de 24 euros ida e volta.

    Fazendo as contas fica mais barato andar de carro sozinho (infelizmente porque para mim é uma filosofia/ideologia os transportes públicos).

    • NinguémOP
      link
      18 months ago

      Fazendo as contas fica mais barato andar de carro sozinho (infelizmente porque para mim é uma filosofia/ideologia os transportes públicos).

      Pois. Isso é que é trágico! Eu também queria mesmo muito que fosse razoável, mas tornam mesmo muito difícil o argumento.

      Só há verdadeiramente oferta de transporte público quando for baixo o esforço financeiro para qualquer cidadão, abundante (não é um de manhã outro à tarde), alargada (que cubra efetivamente todo o território nacional) fiável, segura e cómoda (embora para a comodidade eu já seja menos exigente - acho que não já não está assim tão mal).

    • @Olissipo
      link
      0
      edit-2
      8 months ago

      O autocarro está sempre cheio, não percebo o preço elevado.

      Se está cheio suponho que não há incentivo para baixar o preço.

      Fazendo as contas fica mais barato andar de carro sozinho (infelizmente porque para mim é uma filosofia/ideologia os transportes públicos).

      Adorava que fosse possível (e económico) percorrer o país todo de comboio, com os autocarros (metros de superfície, etc) apenas para viagens sub-urbanas :\

      • @PeregrinoCinzento
        link
        17 months ago

        Economicamente, acabas-te de provar que nunca poderemos ter nada barato.

        Se poucos usam, tem que ser caro…porque poucos usam…se muitos usam…manter os preços para fazer lucro…ai mas espera…manter preços 😆 esquecime da inflação, guerra da ucrania e taxas de juro…manter preços 😆

        Viva ao dinheiro e a todos os capazes de fazer tudo por ele.

        • @Olissipo
          link
          17 months ago

          Na teoria sou a favor de os privados definirem os preços tão alto como quiserem, desde que regulados por agências públicas e/ou haja oferta pública quando relevante (incluo aqui o transporte de pessoas).

          Obviamente não é o que acontece na prática, daí o post do OP…

  • @Tick_Dracy
    link
    18 months ago

    Explica melhor a parte do mais seguro e o condutor sempre a telefonar ( ͡° ͜ʖ ͡°)

    • NinguémOP
      link
      38 months ago

      O condutor veio a viagem toda a falar pelo auricular (tinha apenas um na orelha, mas tenho a impressão que mesmo assim dá multa - tem de ser um aparelho mesmo só com um auricular - foi o que me disse um outro condutor de autocarro). Não sei se ia a prestar assim tanta atenção à estrada.

      Se bem que também na autoestrada… deve ser o entretém lá dele.

      O que me espanta mais é a capacidade de manter uma conversa de várias horas ao telefone. Os meus telefonemas são telegráficos (passe a ironia)!

      • @Tick_Dracy
        link
        1
        edit-2
        8 months ago

        Era o que eu suspeitava. Ou seja, era suposto ser mais seguro, mas se o gajo vai a viagem toda ao telefone, acho que não vai assim tão concentrado (vamos ser realistas, quando vamos a conduzir e a falar sabemos que não estamos assim tão atento ao que estamos a fazer).

        Em relação aos auriculares, o código específica que tem de ser apenas um único auricular. Mas ele tiver dois, mas só um estiver colocado, na prática vai dar ao mesmo (visto que muitos desses auriculares também têm microfone integrado). O problema será provar que só vais com um colocado…