• TmpodMA
    link
    12 years ago

    Poderiamos continuar a apontar um número interminável de más práticas[9] e ataques à liberdade de expressão e expor o porquê de denunciantes e jornalistas precisarem urgentemente de canais de comunicação sem censura, mas honestamente, se isto não for óbvio para o leitor e com toda a informação aqui apresentada, provavelmente nunca o será.

    Discordo completamente desta atitude e tom.

    em claro contraste com a maioria dos media sociais da Web 2.0, onde as plataformas ficam com a maior parte do lucros obtidos pelos conteúdos gerados pelos utilizadores.

    Fontes?

    Os fundos desse tesouro circulam de forma transparente seguindo contratos inteligentes[21], que são por sua própria natureza transparentes e incorrompiveis, desde que programados adequadamente.

    A correta programação dos contratos é uma grande condicionante, e como se tem visto123, os bugs não são assim tão raros, e as ferramentas de deteção estão longe de serem fiáveis4. Há muito caminho a percorrer


    Para não estar a reiterar muita da informação excelentemente exposta noutras fontes, recomendo vivamente a visualização deste “videoensaio”: Line Goes Up – The Problem With NFTs. Começa no princípio do princípio e vai acamando informação de uma forma muito clara e esclarecedora, a meu ver. Apesar do título, aborda muito mais que NFTs, passando pela crise financeira de 2008, os primórdios das criptomoedas e sua evolução, DAOs, etc.

    Gostaria de saber as vossas opiniões relativamente a este trabalho.


    1 https://arstechnica.com/information-technology/2021/12/hackers-drain-31-million-from-cryptocurrency-service-monox-finance/
    2 https://www.theverge.com/2022/1/24/22899125/opensea-bug-bored-ape-nfts-smart-contract-listings-cancellation
    3 https://blog.mycrypto.com/nft-smart-contract-bugs-exploits
    4 https://arxiv.org/pdf/2009.02066

    • @gekkidOP
      link
      12 years ago

      Relativamente a atitude e ao tom. Bom, a atitude e de quem esta farto de censura relativamente a questoes censiveis em torno do covid e vacinas por exemplo, em relacao ao tom, talvez um pouco arrogante, assumo.

    • @gekkidOP
      link
      12 years ago

      Em relacao as NFTs, o problema e que so sao validas dentro do mercado onde sao criadas e como se tratam de mercados emergentes e pouco desenvolvidos neste momento tem muito menos valor do que por aquilo que se fazem passar. E assim em todas as economias. Ha contrafaccao, aldraboes, ladroes, e no mundo das NFTs nao e diferente. Tenham cuidado. Isso quer dizer que o conceito de NFT em si e mau ou errado? Eu acho que nao. Falando dos bugs. Os bugs existem sempre onde haja software mal programado. Ou por falta de programadores atentos, recursos financeiros para gerir equipas competentes, ou o que for. Nos andamos de aviao e dizemos que e mais seguro que andar de carro. Nao questionamos se os computadores sao seguros ou nao. Ate porque o sao.