Este (na imagem) é o feed do expresso que encontrei hoje.

Marquei a verde as notícias que se referem à economia portuguesa e a amarelo uma palavrinha que antagoniza a tendência positiva da notícia.

Conseguiram fazer isso a TODAS (menos uma) das notícias.

A sério? O Expresso não passa dum panfleto propagandístico do Balsemão?

Mais globalmente: eu já não tinha a comunicação social em muito boa conta, mas com isto… Vá lá, ajudem-me a achar que é mania da perseguição minha e que, na realidade, a comunicação social não é nada tendenciosa (para o lado duma certa corrente política).

E não me venham dizer que sou apoiante do governo, porque… não há pachorra! (não sou, para quem não entendeu).

  • Auster@kbin.social
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    edit-2
    1 year ago

    Link direto da imagem caso ela não carregue para alguém pela UI de algum fórum (tipo no Kbin Social, onde estou).

    Agora, sobre a questão do post, não acompanho noticiários lusitanos, mas notícias com viés tendencioso, sensacionalista, criados para minar a reputação de um determinado grupo, etc., são algo que venho percebendo bastante nos mais diversos jornais que encontro, sejam do país ou direcionamento político que forem.

    Muitas vezes, tais notícias mais me servem para treinar interpretação, tentando achar como o redator quer forçar a opinião dele, do que de fato me informar.

    • NinguémOP
      link
      fedilink
      arrow-up
      3
      ·
      1 year ago

      Bolas! Mas assim não dá né?

      Não era suposto a comunicação social ser um bocadinho mais séria do que o “noticiário do facebook”?

      Afina são apenas um facebook um bocadinho mais sofisticado (ou “sufismicado”, para ser mais preciso), só isso. O que os torna um bocadinho piores, porque têm o estatuto de independentes, valem-se dele para exigir respeito e um papel importante na sociedade e, na realidade, são apenas panfletos publicitários. Não admira que as pessoas deem mais importância ao “jornal do Lidl” - tem mais a ver com a vida real do público alvo. É a tal da sabedoria popular a funcionar.

      Este é apenas um dasabafo (desculpem o permanente tom sarcástico), porque me anda atravessado há muito tempo. Mas, só para rematar, eu não leio só aquilo que mostrei na imagem. Aquele é apenas o feed de um dos… 20 feeds que sigo diariamente - fui verificar agora: são 35; nem tudo são notícias - e tenho notado esta tendência no panorama nacional. Hoje aqueles “mas” eram tão evidentes que entornou o copo.

      Rápido, precisamos de uma comunicação social.