Boas

Se estão a ler esta pub, certamente notaram na rapidez da instância!
Tempos de espera abismais para carregar os feeds, abrir publicações ou deixar comentários são coisas do passado :P

Não é nenhum segredo que a instância tem estado pela hora da morte já há vários meses. A verdade é que este “desleixo” e aparente abandono se deveu a uma grande perda de motivação da minha parte, motivada pelos sucessivos fracassos ao longo do último meio ano. Há muito tempo que a instância tem problemas de desempenho, em grande parte por causa do êxodo relativamente massivo de utilizadores do Reddit para o Lemmy, como consequência do grande “apagão” de 2023 (ref. em Inglês). Desde então que eu tenho travado uma batalha cansativa, tentando diagnosticar e corrigir os problemas do servidor; apesar de algumas atualizações promissoras ao software, e de melhorias muito significativas às configurações do servidor, os resultados finais foram efetivamente muito pobres. Assim, pouco a pouco a motivação foi-se perdendo, e a instância caiu num estado lamentável.

Porém, há cerca de três dias atrás, o Joel Reis (o meu contacto na WebTejo; ❤️) fez-me uma proposta muito interessante – uma máquina mais potente, numa melhor localização, e com armazenamento de objetos, por um preço ligeiramente abaixo do atual. Rapidamente pusemos em marcha uma migração total do servidor antigo para o novo que, apesar da sua demora,[1] correu sem percalços e foi um sucesso estrondoso. A máquina é notavelmente mais rápida, o que se reflete com grande evidência no funcionamento das várias interfaces web e das aplicações móveis. Por enquanto ainda não migrámos o armazenamento de objetos, uma vez que é a WebTejo ainda está a dar os últimos toques na nova funcionalidade, mas assim que isso estiver pronto, passarei para lá todos os dados que atualmente residem nos servidores da Scaleway em França.

Portanto, se tudo correr bem, a instância não deverá voltar a ter problemas de desempenho, especialmente daquela dimensão absurda ;)
Digam-me o que acham do novo servidor!

Cumps,

~tmpod


PS: Eu ainda estou a fazer umas pequenas alterações aqui e ali, portanto é normal que de vez em quando o servidor aparente estar em baixo, é só momentâneo :p



  1. A migração foi um tanto complexa porque decidi também migrar de Docker para Podman (duas ferramentas de gestão de “contentores virtuais”), e porque acabei por ter vários outros compromissos que tomaram mais prioridade (já que tb se contavam pelos dedos das mãos os utilizadores frequentes da plataforma). ↩︎

  • Tmpod
    shield
    OPMA
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    1 month ago

    Pequena nota relativamente à nova versão 0.19.4: já estive a ver as alterações, são bastantes e promissoras! Tb há umas quantas tarefas administrativaz que sugeridas e que gostaria de fazer. Porém, estou em viagem, pelo provavelmente vai demorar um pouco mais a fazer tudo.

    Como costume, irei fazer uma pub quando concluir a atualização :)

  • gvlx
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    4
    ·
    edit-2
    10 days ago

    Parabéns, parabéns (@tmpod@lemmy.pt @ElJoelReis@lemmy.pt ) Mesmo só no login, a melhoria é impressionante.

    Se quiserem aparecer na palestra de hoje, tenciono falar desta iniciativa. (ver anúncio noutro lugar).

    • ElJoelReis
      link
      fedilink
      arrow-up
      2
      ·
      8 days ago

      Olá @gvlx@lemmy.pt Só hoje dei conta da publicação e, por isso, não consegui aparecer na palestra. Os créditos vão todos para o @tmpod@lemmy.pt pelo trabalho e persistência no projeto. Temos acompanhado de perto a performance e feito todos os ajustes necessários. De destacar que estamos a utilizar os novos servidores VPS e Object Storage, que oferecem uma qualidade inigualável a um preço imbatível no mercado português (o que não é fácil num mercado cheio de preços altos, mas deixamos isso para outro tópico). Tanto eu, como a WebTejo, estamos aqui para assegurar a melhor qualidade possível (e não, não é publicidade, mas se fosse, seria com descontos e brindes 😜).

      • TmpodOPMA
        link
        fedilink
        Português
        arrow-up
        3
        ·
        8 days ago

        Estes novos servidores são uma melhoria tão absolutamente drástica, sem eles a minha motivação continuaria a decrescer, por isso tb vos tenho que agradecer :D

  • Ninguém
    link
    fedilink
    arrow-up
    4
    ·
    1 month ago

    Só para sugerir que…

    Não há pressa, penso eu, mas só para não vires (eu tinha “virmos”, mas como o @tmpod é que faz isto andar…) a correr o risco de ficar na mesma: Com o servidor a correr tão bem, corres o risco de assistir a um aumento do número de utilizadores e, consequentemente, uma degradação do desempenho. O que fará com que seja, então, preciso migrar novamente para um cavalo mais forte.

    Não queres ir pensando num mecanismo de financiar a coisa?

    Eu não tenho nenhuma experiência nisso, nem percebo nada de finanças, mas imagino que mais tarde ou mais cedo…

    Ideias:

    • Pub (má, talvez a pior)
    • Patronos (melhor, mas…)
    • Associação a uma entidade interessada:
      • Que quisesse pagar uma conta para aqui vender o seu peixe (isto é pior que pub?)
      • Que simplesmente tenha interesse em que exista este serviço
      • Incentivos do governo ou autarquias
    • Alguém que faça um podcast patrocinado por uma empresa que pague isto (pub?)
    • Continuar na mesma…
    • TmpodOPMA
      link
      fedilink
      arrow-up
      4
      ·
      1 month ago

      Aquilo que levantas é bastante pertinente, e é algo no qual eu ando a pensar já há muito, mas que infelizmente ficou arrumado no proverbial caixote por causa da minha recente desmotivação.

      A minha idea assenta fundamentalmente em “patronato”, ou seja, em donativos e patrocínios por parte de indivíduos, e potencialmente também de outras entidades. Quero afastar-me ao máximo da publicidade, especialmente na sua forma mais comum. Por exemplo, de certa forma publicito a WebTejo ao mencioná-la na barra lateral da instância, coisa que até destaquei um pouco mais com essa migração, mas faço-o porque estão a prestar-me um serviço mais que fundamental, têm sido um apoio excecional e como ainda são relativamente pequenos merecem a atenção :)

      Relativamente a incentivos do governo ou de autarquias, já me passou pela cabeça, mas tenho sérias dúvidas que tal coisa exista e que fosse ser aplicado a esta instância. Mas posso tentar falar com pessoas mais informadas para saber ao certo. O que me leva a pessoas ou entidades que possam ter um simples interesse em mater a plataforma, nomeadamente a ANSOL, ESOP, D3, etc.
      Quanto à primeira, teria que falar mais a sério com eles, mas não sei. No ano passado dei uma “pequena” (acabou por ser relativamente grande até 😅) palestra no painel da ANSOL na Festa do Software Livre, em Aveiro, mas daí não resultou nada de especial, em grande parte por culpa minha.
      A ESOP poderá ter algum interesse, mas uma vez que se trata de uma associação de empresas, pode não estar muito no âmbito deles. Terei que falar melhor com o @gvlx (Gerardo), que preside a ESOP.
      Seria interessante também trabalhar com a D3, mas eles já têm uma excelente instância de Mastodon com que se preocupar, duvido que estejam interessados em investirem na lemmy.pt.

      Estou a contar trabalhar na parte do financiamento da instância em breve, publicando os documentos de transparência financeira que acabaram por ficar em atraso, e muito provavelmente migrando para a OpenCollective, ainda não sei muito bem.

      • Ninguém
        link
        fedilink
        arrow-up
        1
        ·
        1 month ago

        Há que ter cuidado com o fisco… a partir do momento em que entram €, lá veem obrigações chatas que podem fazer com que receber pouco seja pior do que não receber nada. :-/

        • TmpodOPMA
          link
          fedilink
          arrow-up
          1
          ·
          1 month ago

          Sim, é verdade. Por enquanto, não prevejo que os donativos cresçam para um volume em que isso passe a ser uma preocupação séria, mas de qualquer das formas quero prevenir-me e falar com malta mais a par do que se deve e não se deve fazer (provavelmente da ANSOL e companhia).

    • tomas347
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      1 month ago

      Aceitar doações? Há malta que doa? Ou posso estar errado

      • TmpodOPMA
        link
        fedilink
        arrow-up
        1
        ·
        1 month ago

        Sim, há quem doe. Quando a instância era mais ativa, cheguei a receber por volta de 8€ por mês, o que já era bastante bom. A minha esperança é que com uma boa visibilidade da página de donativos, que deve também ser clara e objetiva, as pessoas se sintam mais à vontade em contribuir, mesmo que pouquinho cada um.
        Se cada utilizador contribuísse com 50¢, teríamos excedente mais que necessário para fazer upgrades e outras cenas à vontade. A minha ideia original até era pegar em parte do excedente, caso isso viesse a acontecer, e direcioná-lo ao projeto Lemmy ou a membros da comunidade que ajudassem com alguma coisa (banner, etc).

  • ElJoelReis
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    edit-2
    2 months ago

    Já que fui mencionado, quero aproveitar para reforçar que estamos no caminho certo para alcançar o sucesso. Com a força da nossa comunidade incrível e a resiliência do Tmpod, vamos superar qualquer desafio que vier.

    A recente migração para um servidor mais potente é só um exemplo do compromisso da WebTejo em melhorar cada vez mais a nossa experiência aqui. Acreditamos que a união e o esforço coletivo são a chave para transformar esta plataforma em algo ainda maior e mais eficiente.

    Queremos também destacar o nosso amor pelos projetos Open Source. É graças a essas tecnologias que conseguimos manter a transparência, segurança e inovação que todos nós apreciamos. Vamos continuar a apoiar essas iniciativas porque acreditamos que o futuro é colaborativo e que o código aberto é essencial para o nosso crescimento.

    Estamos aqui para fazer deste espaço um lugar de crescimento, troca de ideias e inovação. Continuem a partilhar as vossas opiniões e sugestões, porque cada contribuição é valiosa para o nosso desenvolvimento contínuo.

    • TmpodOPMA
      link
      fedilink
      arrow-up
      2
      ·
      2 months ago

      Muito bem dito :D

      Continuem o ótimo trabalho, e uma vez mais, obrigado!

  • TmpodOPMA
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    edit-2
    2 months ago

    Para os mais curiosos, eis as características do novo servidor:

    • 4 vCPUs @ 3GHz
    • 6GB RAM
    • armazenamento SSD NVMe mais que suficiente
    • TmpodOPMA
      link
      fedilink
      arrow-up
      2
      ·
      edit-2
      2 months ago

      Fui eu que mudei uma cenita no proxy e reiniciei :p
      Devia ter feito uma manutenção no betteruptime, mas deu-me preguiça para uma coisa tão rápida hehe

    • TmpodOPMA
      link
      fedilink
      arrow-up
      2
      ·
      2 months ago

      Entretanto descobri um bug na última versão do Caddy (detalhes aqui). Infelizmente ainda não saíram imagens de Docker com o patch :/