Olá, Portugal! Vamos fazer algumas apresentações da comunidade. De onde vocês são, o que fazem como carreira e o que esperam encontrar aqui no Lemmy?

  • CjkOvPDwQW
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    10
    ·
    1 year ago

    Já estou no Lemmy a algum tempo, (uns meses antes desta instance existir), o que me trouxe ao Lemmy na altura é o facto de ser software open source, e ser algo que eu ideologicamente apoio. A instance que eu estava antes começou a ser bloqueada por outras instances que se tornaram das com mais users com a sobrecarga do lemmy.ml (beehaw.org, como exemplo), e acabei por migrar para aqui para não perder o conteúdo politicamente “neutro”.

    Atualmente a fazer o mestrado em Computer Science em Portugal (acho que só existe uma faculdade com licenciatura e mestrado nisto, por isso é facil chegar onde estou em Portugal :))

  • rochinha@fadoverso.pt
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    8
    ·
    1 year ago

    Lx, de IT, e aqui para mandar o spez para um certo sítio.

    Sei que vou deixar de usar o Reddit assim que o Apollo morrer, por isso mais vale ir-me habituando.

  • Chama-me de mãe.
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    8
    ·
    1 year ago

    Vim refugiado do Reddit agora que não posso usar o RIF.
    Puta que te pariu Spez !!!

  • AntonioMike7
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    6
    ·
    1 year ago

    Sou de Setúbal mas pirei-me à muitos anos para Inglaterra, estou aqui porque já temos redes sociais da treta suficientes, o Reddit era das poucas que se aproveitava, apesar de estar a ficar exponencialmente pior com o passar do tempo, mas depois desta graçola, é preciso encontrar alternativas!

    Estudei Media Production no UK e agora faço Marketing. Sempre adorei computadores/consolas desde pequeno. Espero encontrar pessoas com mentalidades semelhantes à minha e com gostos interessantes. Apesar da Formula 1 ser o meu desporto favorito, tenho sempre o Sporting no outro cantinho (R.I.P. Vitória de Setúbal).

    Um grande bem haja para todos os que chegaram até aqui.

  • Raparigo
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    5
    ·
    1 year ago

    Boas! Sou do Porto (distrito), estudante num curso que talvez dê entrada para o Lidl. Eu usava o Reddit como principal e, muitas vezes, única fonte de informação. Gostava de conseguir fazer isso com o Lemmy também. Por enquanto, só procuro comunidades até encontrar alguma em que me encaixe, até lá vou sobretudo andar «só a ver» por aí.

  • catarina@kbin.social
    link
    fedilink
    arrow-up
    5
    ·
    1 year ago

    Olá! Sou do Porto mas vivo fora há 10+ anos, primeiro pela Irlanda, em Dublin, e agora assentei arraiais na Galiza, no norte de Espanha.
    Uso o kbin, mas fico contente por vos encontrar por aqui, é a beleza do Fediverso. Sou mais activa no Mastodon (catarina@masto.pt), era super lurker no Reddit desde 2011, vamos ver como será por aqui :)

  • claudiop
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    4
    ·
    1 year ago

    Hey. Arredores de Lisboa. Fugido ao Reddit. Fã de FOSS e desenvolvedor de uma solução de interesse público à que espero divulgar-vos mais nos próximos dias (ainda que já seja pública e tenha contrato a acompanhar no base.gov). Keywords: Mobilidade, cartografia.

    O fediverso acaba por ser o final natural para conversa sobre soluções abertas.

    • TmpodMA
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      1 month ago

      Provavelmente já não acompanhas o Lemmy, depois do período difícil por que passámos, mas gostava de saber que solução de interesse público estavas a desenvolver, e como é que correu/tem corrido :D

  • TmpodMA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    4
    ·
    1 year ago

    Boa pub, afixei na comunidade!


    Boas!

    Sou o tmpod, estudante de Engenharia Informática, “enfeitiçado” pela área desde pequeno. Revejo-me bastante nos movimentos de software livre e da (re)descentralização da Internet, pelo que foi um passo natural começar a correr alguns serviços, entre os quais a lemmy.pt (o maior, por sinal hehe)

    O meu objetivo com a instância é dar um espaço alternativo ao Reddit, no Fediverso, para todos os falantes de Português e aqueles que se interessem pela nossa cultura coletiva. Por enquanto ainda não somos muitos, mas como já dizia o outro, devagar se vai ao longe :)

    Sejam todos e todas muito bem-vindos e bem-vindas :D

  • CaldeiraG@lemmy.world
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    1 year ago

    Boas, de Setúbal, full-stack dev mas tenho um grande interesse por Homelab / FOSS. Eu uso o Boost e quando ele morrer muito provavelmente migro completamente para o Lemmy. Também entrei no bandwagon do Mastodon o que consulto ocasionalmente.

    Agora é dar tempo a ver como corre o Reddit no fediverso :)

  • Ichebi
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    1 year ago

    Sou do Porto, tenho um daqueles cursos que não servem para nada e por isso faço atendimento ao cliente. Não mudo por um rol de razões a nível de gestão familiar. Venho cá para ler notícias e barbáries e mandar umas postas de pescada quando calha.

  • stelman3 @lemmy.world
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    1 year ago

    Hey! Sou do Porto e sou informático. Gostava bastante que se formasse uma comunidade de interajuda e de “conversas de café” bem moderadas. Espero que não seja pedir muito 😅

    • TmpodMA
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      1 month ago

      É pena a coisa ter morrido um bocado, em parte por falta de dinamismo meu e em grande parte pelos diversos problemas de desempenho que a instância enfrentou durante meses, mas agora que as coisas estão muito melhores (e muito dificilmente voltarão ao que estavam), tb eu espero poder reviver o estaminé e criar uma comunidade agradável :)

  • baenre
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    2
    ·
    1 year ago

    Lisboa. Antigo utilizador do Digg e agora a ver o Reddit a cometer praticamente os mesmos erros. Nunca tinha usado Lemmy até agora. Ainda ando a explorar e a tentar perceber como funciona mas até ver parece-me ser uma boa ideia e ter uma base sólida.

  • João Pedro@lemmy.world
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    1
    ·
    1 year ago

    Olá,sou de Torres Novas,trabalho no hospital de Abrantes como AO. Espero encontrar pessoal fixe,descontraído com quem possa partilhar interesses em comum. Kisses xoxo

  • bossito@lemmy.world
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    1
    ·
    1 year ago

    Olá, eu sou um tuga emigrado há mais de uma década, agora há já uns 3 anos na Bélgica.

    Nunca fui utilizador regular do Reddit, mas era viciado em Twitter e notícias. Quando o Elão Mosca comprou aquilo, apaguei a conta lá e fui para o Mastodon, que é um sítio super civilizado e tranquilão, e descobri e aderi à filosofia do fediverso e redes descentralizadas. Faltava-me esta adrenalina noticiosa que tenho encontrado no Lemmy em inglês e espero que as comunidades lusófonas se tornem também mais ativas.

    Bem hajam!

  • Bush Wizard@lemmy.world
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    1
    ·
    1 year ago

    Boas malta! Sou de Lisboa e estudante. Tbh não sei se realmente vou largar o reddit a 100% visto q já por si é lixado encontrar onde meter as cenas que faço, mas realmente quero tentar afastar-me ao máximo da coisa. Grande parte do meu tempo no r/Portugal era passado a dar lurk, mas gostava de ser um pouco mais ativo por cá.

      • Bush Wizard@lemmy.world
        link
        fedilink
        Português
        arrow-up
        1
        ·
        1 year ago

        Maioritariamente faço vídeos ilustrados/animação sobre cenas do meu interesse no youtube. Grande parte até agr foram cenas sobre dungeons and dragons, mas publiquei à uns dias um sobre a padeira de ALjubarrota (só n meto aqui pq n quero tar a dar spam ou self promote, mas se fores ao meu perfil encontras rapido).

        A ideia de fazer uma comunidade no reddit ou agr aqui no lemmy já me passou umas quantas vezes pela cabeça, mas n tenho gente suficiente interessada nas minhas cenas para compensar, pelo menos n atualmente. Por enquanto tenho q andar um pouco à deriva de onde as pessoas andam e meter as minhas cenas nas comunidades onde acho q poderão ser relevantes, e rezar q n seja downvoted lol.

        • CaldeiraG@lemmy.world
          link
          fedilink
          Português
          arrow-up
          1
          ·
          1 year ago

          Já andei a ver e o teu trabalho é excelente, subscrevi no teu YT :) mas percebo o que estás a dizer, ainda não há assim nenhuma comunidade para esse conteúdo

          • Bush Wizard@lemmy.world
            link
            fedilink
            Português
            arrow-up
            2
            ·
            1 year ago

            Obrigado, ainda à pouco tive a explicar a um amigo em como ler comentários assim é o que mais me motiva a continuar :)

            Mas ya, em geral, partilhar vídeos do youtube no reddit dá sempre para o torto porque o pessoal vai sempre para a knee jerk reaction de dar downvote a tudo o que possa ser remotamente considerado self promotion, mas não me posso queixar muito. Para ser sincero até há boas razões para essa reação automática existir. Quando possível, acabava sempre por dar upload dos vídeos diretamente para o reddit e meter nos comentários o meu canal para quem tive-se interesse, mas não tenho essa opção aqui no lemmy, pelo menos não por enquanto.

            Honestamente, para que conteúdo do youtube seja mais aceite em geral no lemmy, acho mais importante a implementação de uma forma nativa de correr vídeos de youtube do que propriamente as comunidades para partilhar cenas. Tenho tido reações bastante mais afáveis ao meter diretamente aqui vídeos do youtube do que alguma vez tive no reddit. As comunidades em si hão de aparecer eventualmente, mas se não houver uma forma simples de ver o conteúdo a coisa não há de correr muito bem.