Boas!
Ontem foi lançada a nova versão do Lemmy que traz uma panóplia de grandes alterações! Podem ler a lista completa aqui.
A grande novidade é a completa reestruturação do código para a federação que, entre outras coisas, permitiu a implementação de federação com plataformas compatíveis com a Mastodon (Pleroma e PeerTube por exemplo). Assim, é possível comentar em publicações e seguir comunidades da Lemmy a partir de uma conta Mastodon, e vice-versa. Não é possível, porém, visualizar os votos nem sincronizar eliminações, por virtude das limitações impostas pelas discrepâncias que existem entre as tipologias das duas plataformas.
Para começar, adicionei as instâncias masto.pt, pleroma.pt e mastodon.social à lista de servidores a federar, mas podem pedir a abertura a outros criando uma publicação nesta comunidade.
A remoção do filtro de palavrões fixo, traduções atualizadas (incluindo Português!), e várias outras melhorias à interface são algumas das restantes alterações notáveis que vêm com esta versão.
Como sempre, se detetarem algum erro, por favor criem uma publicação aqui, ou enviem-me uma mensagem direta caso seja grave, e eu tentarei solucioná-lo o mais rapidamente possível.
Saúde, ~tmpod
Edição: pequena melhoria no segundo parágrafo.
Para discussões e dúvidas relacionadas com esta instância de Lemmy, bem como requisições de novas comunidades e promoções a moderador.
Para efeitos de segurança, a livre criação de comunidades foi desativada, e como tal, é necessária a publicação de uma requisição nesta comunidade, caso alguém pretenda começar um novo espaço.
A publicação deve ter um título no formato Requisição de nova comunidade: <nome>
, onde <nome>
deverá ser substituído pelo nome da comunidade. O corpo deve conter uma justificação, explicando o porquê da requisição.
Por exemplo,
Requisição de nova comunidade: batatas
Gostava de ter um espaço dedicado à discussão e partilha de informação relacionada com os variadíssimos tubérculos que existem.
No caso das comunidades originais nas quais ainda só exista um administrador da instância como moderador, e no caso de alguma comunidade não ter nenhum responsável ativo, é possível requisitar a atribuição do cargo. Para tal, e de forma semelhante à secção anterior, deve ser feita uma publicação nesta comunidade com título e corpo adequados.