Boas,

Neste momento alto da quadra natalícia, aqui vai uma atualização que é uma delícia :)

A demorada e tão aguardada versão 0.19 do Lemmy foi finalmente lançada e já está a correr a nossa instância!
Esperei pela primeira ronda de correções (0.19.1) antes de fazer a grande atualização, para não correr o risco de piorar ainda mais o estado relativamente débil no qual o servidor tem andado ultimamente. A migração da base de dados teve alguns soluços e foi bastante morosa, mas lá se fez. Está agora tudo mais limpinho e, com sorte, também mais rapidinho.
Esta versão traz uma série de melhorias, tanto ao nível da interface dos utilizadores, como dos administradores, porém mais importante ainda, uma série de otimizações ao nível da base de dados e das operações de federação (comunicação inter-servidor). Estou bastante esperançoso que isso venha aliviar um pouco o peso nos servidores mais pequenos como o nosso, que ficam sempre atolados com as mensagens dos servidores gigantes como o lemmy.world.
Para mais detalhes, podem ler as notas de lançamento (em Inglês).

Nos últimos dois meses tenho tido pouca atividade, em parte por ter sido um período mais calmo no que toca ao desenvolvimento do Lemmy em si, mas também porque o meu trabalho tem-me consumido a esmagadora maioria do meu tempo, deixando-me muito pouco livre.
Assim, deixo um apelo a quem tiver competências técnicas: por favor, consultem os ficheiros de deployment e entrem em contacto comigo através da nossa sala de Matrix, para podermos discutir melhorias à infraestrutura, de modo a melhorar a experiência de todos.
Qualquer ajuda é muito bem-vinda!

Por fim, desejo a todos e todas um excelente Natal com família, amigos e claro, uma boa ementa hehe Caso não celebrem, desejo um dia igualmente ótimo!

Cumps,

~tmpod

  • PMFL
    link
    15 months ago

    Não tenho andado por aqui, nem pelo lemmy em geral, obrigado por continuares a melhorar a nossa experiência com o teu pouco tempo disponível.

    • TmpodOPMA
      link
      Português
      14 months ago

      Obrigado pelas palavras! :D

      Acabo de atualizar a base de dados para a sua versão mais recente, que supostamente traz uma série de melhorias no desempenho e de correções importantes. Vamos ver se ajuda!