Olá pessoal! Sou professor de uma escola pública em BH e estou com uma proposta de trabalhar RPG em sala de aula com estudantes do ensino fundamental (10 a 14 anos), visando estimular a criatividade, a construção de textos e o raciocínio lógico.
Uma ideia inicial seria montar “mini-campanhas”, que durariam uma ou duas horas no máximo, mais com a ideia de envolver as pessoas e introduzi-las nesse universo. Depois, talvez partir para campanhas mais elaboradas, de maior duração.
Diante disso, queria uma opinião de vocês sobre a indicação de um bom sistema que possa atender principalmente pessoas que nunca tiveram contato com RPG de mesa antes. Tenho alguma experiência com o GURPS e o D&D (mas já tem alguns anos que não jogo nenhum deles). Pensei no Tormenta, por ter lido algumas análises que o consideram um sistema simples de se trabalhar com iniciantes. O que vocês acham? Procede isso? Alguma outra indicação? Agradeço qualquer dica. 🙂
O Tormenta é tão complexo quanto o D&D 3, passa longe. A segunda edição eu não joguei mas não acho que vai ser mais simples que um D&D 5. Tirando isso, o cenário do RPG tem um legado de coisas problemáticas também (infelizmente o público-alvo deles foi homens otakus nos últimos 20 anos), mesmo que tenham já tirado o pior da nata.
Eu sou da opinião que um D&D 5e é complicado demais pra iniciantes. Você pode aprender a jogar RPGs começando com D&D 5e e muita gente faz isso, mas não acho ideal. Minha primeira mesa de D&D 5e (e a minha primeira fora de um sistema próprio) tinha só novatos, incluindo o GM, e ninguém entendeu como o mago funcionava durante os 6 meses que jogamos na mesa. Então vou só recomendar coisas mais simples. Mas eu também não pegaria alguns dos sistemas “super simples”, tipo Fate e RollForShoes, porque eles rodam bem se o jogador já tiver a ideia da estrutura de um RPG.
O que eu recomendo? Eu recomendo o A Bandeira do Elefante e da Arara (fantasia do brasil colonial), que foi feito por um professor de história. O sistema é super simples e o cenário é educativo, mas pode ser mais difícil de manter o interesse da garotada (dependendo dos alunos) já que fantasia europeia é mais popular. Talvez um Mouseguard (ratinhos protegendo suas vilas de perigos mundanos) te sirva melhor. Só um aviso que os ratinhos são fofinhos mas o sistema é brutal, é um jogo de dark fantasy. Se você só quiser algo baunilhão de aventureiros um GURPS Lite ou um Mighty Blade podem te servir melhor.
Antes de mais nada, Abel, muito obrigado pela sua resposta. Foi muito detalhada e elucidativa. Particularmente em relação ao Tormenta. Vou olhar com calma as indicações que você deu pra avaliar o que seria melhor pra eles. Já tinha ouvido falar da Bandeira do Elefante e da Arara, mas tinha me esquecido completamente. Foi um ótimo resgate!
Inclusive fiquei pensando aqui em tentar construir um sistema com eles. Algo simples mesmo, focado mais no processo (para trabalharmos pesquisa e construção coletiva) do que no produto em si. Vou atualizando a thread com o desenrolar disso.
Por favor vá atualizando a thread, tenho interesse em ver o trabalho de vocês :)