O parágrafo é curto mas aqui Marx fala sobre três questões. Sobre centralização da classe trabalhadora alemã, a mudança de centro de gravidade passando a predominar na Alemanha, e a “superioridade” teórica e Organizacional dos trabalhadores Alemães. Como vocês enxergam essa visão e previsao de Marx no curto e longo prazo? E que vantagens e “superioridade” ou desvantagens realmente ocorreram na organisacao e movimento dos trabalhadores Alemães?

Existe uma quarta questão que ele aborda também. A predominância do Marxismo sobre o Proudhonismo. Mas essa última acho que é inquestionável tanto no curto quanto no longo prazo.

“[…]Se os prussianos vencerem, a centralização do poder estatal será útil para a centralização da classe trabalhadora alemã. A predominância alemã também transferiria o centro de gravidade do movimento operário na Europa Ocidental da França para a Alemanha, e basta comparar o movimento nos dois países de 1866 até agora para ver que a classe trabalhadora alemã é superior à francesa. Tanto teórica quanto organizacionalmente. Sua predominância sobre os franceses no cenário mundial significaria também a predominância de nossa teoria sobre a de Proudhon etc.”*

https://www.marxists.org/archive/marx/works/1870/letters/70_07_20.htm